Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Fiquemos atentos a mais uma "privataria"


O vice-governador Guilherme Afif Domingos, o presidente do TJSP, desembargador Ivan Sartori, e o consultor Saulo Rodrigues debateram na segunda-feira (6), em São Paulo, o projeto de Parceria Público-Privada (PPP) no Judiciário e também no Executivo paulista. O encontro acontece após entendimento do presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Antonio Guerreiro Júnior, com o presidente do TJSP, em Teresina, na semana passada, durante reunião do Colégio Permanente de Presidentes de TJ. 

Primeiro magistrado no país a consultar o CNJ quanto a possibilidade da PPP para obras e serviços no Judiciário, Guerreiro Júnior conseguiu a adesão imediata de Sartori à proposta. “Sou totalmente favorável à PPP, e a vejo como única saída para o Tribunal de Justiça de São Paulo quitar débitos”, disse o presidente do TJSP em Teresina. 

"O presidente do TJMA diz que a presença do Judiciário e do Executivo paulista na luta pela PPP fortalece o movimento pela emancipação financeira dos tribunais de justiça. “Não há como atender o Judiciário às demandas da sociedade contando apenas com as transferências orçamentárias. A dívida de R$ 3 bilhões do TJSP é um bom exemplo disso”, observa Guerreiro Júnior. 

“Não conseguimos acompanhar de perto nenhuma das demandas que nos chegam”, admitiu Sartori, relacionando a PPP como o melhor caminho para o Judiciário. 

De fato, Executivo e Legislativo estão livres para utilizarem a Parceria Público-Privada em quaisquer áreas de investimento. A restrição para uso da PPP só atinge o Judiciário. “Não vejo problema algum na indicação do CNJ como gestor da PPP no Judiciário. Os presidentes de TJ abrem mão dessa prerrogativa caso se torne condicionante à aprovação da matéria”, admite Guerreiro Júnior. 

Consultoria - Considerado o maior especialista brasileiro em PPP, Saulo Rodrigues esteve no Maranhão, há dois anos, a convite do então corregedor Guerreiro Júnior, para palestra aos desembargadores do TJMA sobre o tema. 

Em todo o mundo, as PPP atraem cada vez mais os grandes investidores privados. Eles passam a ver no setor público possibilidades de ganhos com índices e condições idênticas ou superiores aos investimentos tradicionais. A maior parcela dos recursos para investimento em PPP no país tem como origem o patrimônio dos fundos de pensão. " Fonte: www.tjma.jus.br

Nenhum comentário: