Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

segunda-feira, 21 de março de 2011

SINTRAJUS

Da luta nasce um sonho!


SINTRAJUS ... com essa denominação nasceu em  29 de Janeiro deste ano o mais novo instrumento de luta sindical da categoria dos servidores da Justiça estadual paulista.

Reunidos nessa data na cidade de Santos, mais de uma centena de funcionários de toda a região da baixada santista, litorais Norte e Sul, além do Vale do Ribeira, há anos carentes de uma legitima e atuante representação para fazer frente à notória má-vontade  que a cúpula do Poder Judiciário deste estado destina desde sempre ao seu corpo funcional decidiram, em assembléia acalorada e cheia de vitalidade, lançar a fundação daquele que acreditam seja o melhor veículo para levar a todos sua merecida valorização profissional.

Contamos durante todos esses anos de movimentação trabalhista com a ajuda imprescindível de companheiros engajados nesses mesmos propósitos de preservação de um bem que acreditamos público. O  SINTRAJUS, nosso sindicato - e podemos chamá-lo de nosso porque é de todos - nasceu para complementar esse trabalho , para ser mais uma ferramenta na luta desses trabalhadores, servidores públicos do judiciário paulista.

Infelizmente vimos surgir, nos entremeios das já históricas lutas que a categoria têm mantido com os próceres do Tribunal de Justiça deste estado, uma curiosa  entidade, também denominada "sindicato", estruturada com paradoxal e sugestivo apoio patronal. Jamais nos sentimos representados por tal agremiação e agora tratamos de demonstrar isso através da presente iniciativa.

Sabemos que há muito a fazer, um longo caminho a trilhar.

Lutamos na verdade não contra um inimigo patronal - temos plena ciência, como funcionários públicos que somos , que o nosso patrão é a própria sociedade paulista.

Lutamos contra governos e mandatários da justiça em nosso estado, e porque não dizer no Brasil, que unidos em uma aliança de interesses pessoais somados aos anseios políticos das elites, dos ricos e poderosos, dos banqueiros e empresários, sempre tentaram submeter a classe trabalhadora - incluindos os servidores públicos, à exploração, impondo precárias condições de trabalho e baixos salários, transformando-os em “bodes expiatórios” de suas nefastas políticas econômicas e sociais , além de amparar e mesmo legitimar práticas corruptíveis.

Insurgimo-nos contra os atravessadores que militam em prol de interesses invariavelmente subjetivos, abandonando ao relento aqueles que fornecem toda a infraestrutura que permite sua própria ascenção profissional.

Reconhecemos o valor da magistratura e respeitamos suas funções, assim como queremos que as nossas funções sejam sempre respeitadas. Não concordamos, porém, com a cultura de submissão e autoritarismo que nos é imposta assim que adentramos esta instituição, situação a qual alguns de seus membros sonham perpetuar.

Temos plena e total consciência que a nobre e imprescindível atividade do Juiz, se dissociada do nosso efetivo apoio, não passará jamais de mera literatura.

Formamos o primeiro grupo dirigente do SINTRAJUS de modo a reunir pessoas afinadas em seus objetivos pessoais, profissionais e coletivos, todos com uma característica comum: a participação ativa nas lutas em defesa da categoria.

São companheiros conhecidos por sua atuação e certamente você têm um ou mais amigos entre os seus componentes ( veja listagem abaixo ).

Foram meses de ponderações desde a última greve, durante a qual ficou evidente a necessidade de criação desta entidade. Somos fruto dos anseios da própria categoria que nos comprometemos representar.

Não toleramos mais discursos vazios ou evasivos, venham de onde vierem. Pretendemos pensar e fazer o nosso próprio futuro, sem demagogia ou politicagem.

Nesse momento precisamos, e muito, de seu empenho, esteja ou não associado. Aproxime-se, traga o seu colega ao lado, discuta em seu cartório, debata nossas iniciativas, critique-nos e participe.

Procure-nos em sua unidade de trabalho. Obtivemos adesão quase imediata de mais de trezentos colegas servidores, que reputamos verdadeiros amigos cada qual. Disponibilizaremos um site muito em breve, visando aproximar mais e mais companheiros.

Temos muitos desafios e não queremos apenas legitimidade para nos fazermos ouvir entre as câmaras e gabinetes do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Queremos a adesão de cada um dos funcionários da região que abrangemos, de Ubatuba ao Vale do Ribeira.

Precisamos de todos. Precisamos de você.

Se ainda não o fez, associe-se já...e traga um companheiro.

Nossa tarefa não é fácil, mas com sua participação  demonstraremos que um outro Poder Judiciário é possível neste estado.

SINTRAJUS
Diretoria Colegiada :




Adelson Pereira Gaspar
Alexandre dos Santos
Eduardo Alexandre Teixeira Requejo
Eliana Cristina Alves de Souza
Hugo Rogério Nicodemus Coviello
João Paulo Pedroso Ide
Joara Ferreira Borges
José Carlos de Almeida
José Carlos dos Santos
José Ribeiro de Araújo
José Valdomiro Pereira da Silva
Lygia Pereira Mendes
Márcio Fernando de Oliveira
Maria de Fátima Araújo Moreira Mota
Mário Sergio Soares
Michel Iorio Gonçalves
Nicolas Madureira Barbosa
Paulo Ferreira Luz
Riberto Cacheiro
Rony de Oliveira Magno
Rosangela dos Santos
Sergio Augusto Heidrich Crochemore
Silvio José Reale
Valdir Ribeiro Alves
William Lauer

Nenhum comentário: