Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Condições de trabalho e adoecimento, organização dos trabalhadores e a conquista da redução da jornada de trabalho


Fórum de Debates


Aconteceu no dia 25 de novembro a última reunião do ano do Fórum de Debates Pro Organização Política e Sindical dos Trabalhadores em Atividades Psico-Sociais. O evento foi realizado no auditório das Varas Especiais da Infância e Juventude e contou com a participação de profissionais do Tribunal de Justiça, da Fundação Casa, do Ministério Público e da Defensoria Pública.
Desta vez, o destaque do Fórum foi o seminário "Condições de trabalho e adoecimento, organização dos trabalhadores e a conquista da redução da jornada", que teve como palestrantes a professora e especialista em saúde do trabalhador, Dra. Renata Paparelli e o cientista social e diretor da Assojubs, Hugo Coviello.
Renata trouxe explicações técnicas e conceitos teóricos sobre o trabalho e desgaste mental. "O trabalho constitui as nossas subjetividade, identidade. Mas, hoje vivemos o trabalho alienado, assalariado, no qual você tem um vão de quem planeja e executa", afirmou.
De acordo com a professora, existem três tipos de classificação de trabalho em relação à doença e saúde. Trabalho perigoso (alto incidente de acidentes), trabalho insalubre (alta incidente de doenças) e trabalho penoso (alta incidência de sofrimento psíquico).
Já Hugo falou sobre sua experiência como servidor do Tribunal de Justiça de São Paulo e sobre seu trabalho na militância por melhores condições de trabalho. Contou sobre o movimento de greve dos servidores em 2010 e do confronto com a polícia militar em uma manifestação na Praça João Mendes. "O que acontece hoje é a criminalização de todos os movimentos sociais", expôs.
Servidor do Tribunal desde 1999, Hugo traçou um quadro da instituição no que diz respeito ao trato com os funcionários: "discursos fascistas, descaso na forma de tratar com os funcionários, que ficam sem propostas, sem informações", explicou.
A comissão organizadora do Fórum de Debates Pro Organização Política e Sindical dos Trabalhadores em Atividades Psico-Sociais irá organizar a próxima reunião, ainda sem data definida. Aguarde!
Texto e fotos: Ana Carolina Rios/AASPTJ-SP

Nenhum comentário: