Pesquisar este blog

sábado, 2 de junho de 2012

Flip 10 anos: homenagem a Drummond



Para festejar uma década de boa literatura, a Flip – Festa Literária Internacional de Paraty desenha uma comemoração marcante para a edição de 2012. De 4 a 8 de julho, 40 escritores vindos de 14 países recheiam a agenda agitada das mesas de bate-papo e transformam a bucólica cidade do Estado do Rio em terra de muitos sotaques e de muitos encontros programadamente inusitados.

 
De acordo com Camila Lamha, do site da Secretaria de Cultura do Estado do Rio, para quem vive ou visita Paraty nessa época de inverno das letras, há grandes chances de protagonizar um esbarrão com o americano Ian McEwan, o frânces Le Clézio, os “pratas da casa” Luís Fernando Veríssimo e Antônio Cícero e até com o espírito que norteia os primeiros dez anos de festa e grande homenageado da vez, Carlos Drummond de Andrade (na magistral foto de Rogério Reis).
Posicionadas à margem esquerda do rio Perequê Açu, as tendas da programação principal – Tenta dos autores, Tenta dos autógrafos e Tenda do telão – se armam para receber grandes nomes da literatura mundial. Na escalação de peso, três dos autores mais relevantes da produção atual, Jonathan Franzen, Jennifer Egan e Le Clézio ajudam a compor a seleção de impacto da 10ª Flip. A lista de escritores brasileiros, por sua vez, encorpa uma amostra da fase rica vivida pela ficção nacional.
No ano em que Drummond completaria 110 anos, a jovem Flip colhe os frutos da sua curta e promissora trajetória e presta tributo à obra do mineiro que contempla a um só tempo impulso inovador e rigor poético, oferecendo de modo simples a dimensão dos conflitos humanos. Para Miguel Conde, curador da Flip 2012, o homenageado desta edição tem muito a acrescentar aos debates da mostra.
Os cinco dias de evento também marcam os lançamentos de dois livros comemorativos, o Dez/Ten, com textos inéditos de autores nacionais e estrangeiros, e o Flip – Dez anos, escrito em forma de reportagem por jornalistas convidados. Um DVD, com uma seleção temática de momentos marcantes de todas as edições da festa, e uma exposição ao ar livre com fotos de Walter Craveiro, que registrou todas as etapas da trajetória da Flip, também celebram uma década da mostra literária.
Os ingressos para a programação principal da Flip começam a ser vendidos no dia 4 de junho pela internet, por telefone e nos pontos de vendas oficiais. A programação da Flip está em Clique aqui

Museu da Vida, na Fiocruz, inaugura exposição sobre temas em debate na Rio+20


Às vésperas da realização da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), o Museu da Vida da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) inaugurou a exposição Nós do Mundo, que aborda de forma lúdica e interativa os temas que estarão em debate na Rio+20. A mostra comemora também os aniversários de 13 anos do museu, de 25 da Casa de Oswaldo Cruz, à qual está vinculado o espaço cultural, e os 112 anos da própria Fiocruz.
Segundo a Agência Brasil, os visitantes da exposição contam com imagens, vídeos, áudios e recursos interativos para se informar sobre o cenário mundial contemporâneo e as soluções já postas em prática para um desenvolvimento mais sustentável. “Nós consideramos que um museu de ciência é um espaço não só para transmitir conhecimentos científicos, mas também para discutir temas quentes que estão aí na pauta do dia a dia”, afirma Luisa Massarani, chefe do Museu da Vida. “A ideia é sensibilizar e até mesmo provocar os visitantes com relação às questões em foco na Rio+20”.
Consumismo exagerado, mudanças climáticas, degradação ambiental, matrizes energéticas e desigualdades sociais são explicados em painéis, mas a mostra também contém módulos mais interativos. Há uma linha do tempo, que o visitante pode acionar e com isso acompanhar a evolução das discussões que desembocam agora na Rio+20, e uma bicicleta que, ao ser pedalada, transforma a energia produzida em energia elétrica.
Uma casa em miniatura, com informações sobre o gasto de energia pelos aparelhos mais comumente encontrados na residência de uma família brasileira, e a simulação de um supermercado, no qual o visitante, ao passar no leitor o código de barras de um produto recebe informações ambientais a respeito dessa mercadoria, são outros dois módulos interativos da exposição. “Assim o visitante sai com uma visão mais concreta da relação entre consumismo e meio ambiente”, diz Luiza.
Com entrada gratuita, a mostra pode ser visitada até 28 de julho, de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30, mediante agendamento pelo telefone (21) 2590-6747 ou pelo e-mail recepcaomv@coc.fiocruz.br . Aos sábados, a visitação é livre das 10h às 16h. O Museu da Vida fica na Avenida Brasil, 4365, no campus da Fiocruz, em Manguinhos.

Masp recebe a exposição do pintor e escultor italiano Amadeo Modigliani


O traço da sobrancelha se une ao nariz. Os pescoços são longilíneos. Um constante uso de cores que passam dos tons terrosos e quentes para os cinzas, azulados e frios. Essas são algumas das características das obras de Amedeo Clemente Modigliani, expostas no Museu de Arte de São Paulo (Masp), onde permanecem até o dia 15 de julho.
Ao entrar na exposição Modigliani: Imagens de uma Vida, o visitante é levado a caminhar por uma linha do tempo, que conta a história do pintor e escultor italiano, nascido em Livorno (Toscana), em 12 de julho de 1884. “Após seguir essa linha do tempo, você terá uma cultura que lhe será transformadora”, assegura Olívio Guedes, curador da exposição, em entrevista à Agência Brasil.
A exposição conta com 61 obras, entre elas 23 cedidas por amigos e parentes de Modigliani e depois do Masp irá para o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.

Nenhum comentário: