Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Centrais sindicais vão discutir contribuição sindical


Criação de representação sindical no local de trabalho também será tema de encontro


Porto Alegre – Para debater os critérios da contribuição sindical e da substituição processual pelo sindicato, o Ministério Público do Trabalho (MPT) no Rio Grande do Sul promoverá, em parceria com os movimentos sindicais, seminário no dia 14 de novembro. Um grupo de trabalho também será organizado para discutir o processo de criação da representação sindical nas empresas. O primeiro encontro deve ocorrer no dia 17 de setembro, na sede do MPT.
O anúncio de ambos os eventos ocorreu durante reunião na sede do MPT, no último dia 17, no qual representantes da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-RS) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT) trataram de contribuição sindical, da representação sindical no local de trabalho, da substituição processual pelo sindicato e das ações anulatórias do MPT.

“As demandas apresentadas pelos dois movimentos sindicais eram semelhantes e a ideia era aproximar o MPT dos sindicatos", afirmou o procurador-chefe do MPT-RS, Ivan Sérgio Camargo dos Santos. “Somos aliados, pois defendemos os direitos do trabalhador”.
O representante regional da Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical (Conalis), procurador Rogério Uzun Fleischmann, entende que “o apoio do sindicato é fundamental, pois, em muitos casos, o trabalhador nem sabe do que se tratam as comissões de fábrica”. O presidente estadual da CUT, Claudir Nespolo, ressaltou a importância dos delegados sindicais. “Este assunto nunca recebeu a devida atenção aqui”. O procurador Paulo Eduardo Queiroz lembra que um dos problemas em relação à Constituição Federal é que a lei fala em representação sindical, mas não em delegado.

Informações:
MPT no Rio Grande do Sul
prt4.ascom@mpt.gov.br
(51) 3284-3066/ 3284-3092

Fonte: http://portal.mpt.gov.br


Nenhum comentário: