Pesquisar este blog

sábado, 29 de março de 2014

O que é combater a corrupção? É preciso primeiro entendê-la!



Tem gente que acha que corrupção é um problema moral, um desvio ético cometido por gente "sem Jesus no coração". Essa visão ingênua, superficial, leva a quem pensa assim a migrar de "salvadores da pátria" à medida em que se frustram com os "salvadores" anteriores. Até no petismo tinha gente com essa visão ingênua - "nós somos puros, os outros são corruptos" - e o resultado foi uma frustração atrás da outra.


Sinto informar que corrupção é um dos instrumentos utilizados pelo capitalismo, desde as suas origens, lá na idade média, para a acumulação de capitais e à medida em que ele tornou-se sistema hegemônico, a corrupção sofisticou-se e intensificou-se. Não é possível existir capitalismo sem corrupção. Ela não é o principal elemento da acumulação, uma vez que em primeiríssimo lugar vem a exploração sobre a mão de obra pela extração da Mais Valia ou Mais Valor (e nem vou gastar meu tempo abordando a exploração como sendo a corrupção na sua essência). Sequer é o segundo elemento dessa acumulação pois o outro grande elemento é a sonegação fiscal. Mas a corrupção joga papel importante sem dúvida. Se não jogasse não seria largamente praticada. 


Reparem que não estou falando que todo capitalista é corrupto, longe disso. Conheço muitos pequenos e médios empresários (as) que ralam pra caramba sem se envolver com o "mal feito". Mas, por outro lado, afirmo categoricamente que nos setores estratégicos da economia moderna, os grandes ramos empresariais, aqueles que são de fato estruturantes para o funcionamento da economia mundial, não tenhamos dúvidas: a corrupção é amplamente utilizada todos os dias, em escala global.

O que nos leva ao outro lado da questão: se existem corruptos, existem corruptores posto que ninguém se auto corrompe. Para alguém ser corrupto é preciso que alguém lhe "molhe a mão". Grandes grupos empresariais, sedentos por contratos governamentais (obras, fornecimento de materiais e equipamentos, etc) disputam o controle desses recursos em uma guerra suja, como sempre é a guerra pelos mercados consumidores. Esses grupos financiam campanhas eleitorais - e subornam agentes públicos de toda ordem - para garantir que seus financiados estejam em postos chaves do poder para conquistarem benesses. E financiam amplamente com recursos sonegados (caixa 2), além dos recursos legais. Financiamento privado de campanha é legal mas é profundamente imoral e danoso à democracia. A última campanha do Obama à presidência dos EUA custou quase UM BILHÃO DE DÓLARES! Quem pagou? Com quais interesses? Democráticos? E na Europa? Como funciona? Basicamente do mesmo jeito!

Ainda assim, com tudo isso, vejam vocês, a corrupção - que precisa ser combatida sim, mas de modo consequente e com visão estruturante - é apenas uma fração do problema da economia mundial - e da brasileira também - uma vez que há outros ralos muito maiores que prejudicam a vida dos povos, das massas trabalhadoras. Perto da sonegação, da evasão fiscal - aqui e nos demais países do mundo, notadamente nos países mais desenvolvidos - a corrupção é brinquedo de criança. A corrupção equivale a cerca de TRÊS POR CENTO de prejuízos nos países estudados. Por outro lado, a sonegação é estratosférica! No caso brasileiro, a sonegação é algo CINCO VEZES MAIOR do que o que se perde com corrupção. Ainda que eu ache que sonegar é corromper também. Mas esse é outro debate!

O debate político e a luta pelas mudanças necessárias não comportam ingenuidades nem demagogia barata, aventureiros salvadores e nem ódio irracional. Debater seriamente os problemas do país, e do mundo, exige conhecimento, ciência e organização consciente. O resto é hipocrisia de ocasião!
por Altair Freitas

Nenhum comentário: