Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

SINTRAJUS ... PRÉ- PAUTA DE REIVINDICAÇÕES














Companheiros judiciários - seguem as propostas que compõem a pré-pauta correspondente à CAMPANHA SALARIAL 2013 ,  discutida e decidida no encontro em Dezembro de 2012 em São Paulo e do qual o SINTRAJUS participou nas pessoas dos companheiros Alemão, Michel, Zé Carlos, Rosângela, Lygia e Hugo
 

PROPOSTA DE PRÉ-PAUTA DE REIVINDICAÇÕES/2013 discutidas no ENCONTRO DOS JUDICIÁRIOS EM SÃO PAULO 01-12-2013


DIREITOS

1) Redução da jornada de trabalho para 06 (seis) horas, no limite de 30 (trinta) horas semanais, com 02 (dois) turnos de trabalho, sem redução dos salários.
2) Reconhecimento pelo Tribunal de Justiça das comissões de prédios, de Fórum, de Comarca, ou outras formas de organização por local de trabalho, como legítimos representantes dos trabalhadores daquela unidade, com a liberação dos membros eleitos para a realização das reuniões e atividades, sem descontos nos vencimentos.
3) Estabelecimento de cronograma de reuniões entre representantes dos trabalhadores e Comissão de Orçamento, para acompanhamento da execução do orçamento anual, e intervenção na elaboração do Orçamento nas questões de interesse do funcionalismo.
4) Reuniões do Órgão Pleno abertas, democráticas e transparentes. Incentivo à participação efetiva do funcionalismo, com direito a voz aos representantes, nas questões administrativas ou de interesse da classe.
5) Fim do Assédio Moral. Estabelecimento de canais dedicados, exclusivos e de composição paritária, com a finalidade de apurar as denúncias e encontrar soluções. Elaboração pelo Tribunal, de campanha interna aos gestores. Enfim, realização de verdadeira campanha contra o assédio moral, com, possibilidade de divulgação e conscientização nos cartórios pelos representantes dos trabalhadores.
6) Licença paternidade de 30 dias.
7) Fim das terceirizações e privatizações de setores e Oficiais de Justiça “Ad Hoc”.
8) Concursos públicos em regime urgência para o preenchimento imediato dos milhares de cargos vagos. Definição de cronograma de concursos públicos para completar o quadro de funcionários, que seja suficiente ao bom desempenho das atividades da Justiça.
9) Suspensão imediata da Avaliação de Desempenho. Criação de Comitê de Trabalho, com representantes eleitos entre os trabalhadores, não comissionados, em cada local de trabalho, para elaboração e aplicação de Plano de Cargos e Carreiras e Avaliação de Desempenho, que contemple as preocupações do funcionalismo.
10) Aplicação imediata pelo Tribunal de Justiça, em âmbito administrativo, de questões já decididas por Cortes Superiores do País, com o imediato enquadramento salarial e o pagamento dos valores devidos, evitando-se ações judiciais.
11) Rever o valor e forma de pagamento de diária dos servidores que prestam serviços nos plantões judiciais e em outras Comarcas.
12) Permitir a utilização de horas credoras na compensação de atrasos.*

SALÁRIOS

13) Reposição das perdas salariais de 17,22% (estimativa), calculadas com base no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), para o período de março/2008 a fevereiro/2013.
14) Pagamento imediato da reposição de 4,77%, com juros e correção, não aplicados sobre os vencimentos de março a novembro de 2010. E 1,5% com juros e correção de março a agosto de 2011.
15) Aumento real de salário, tendo por objetivo a equiparação salarial com os trabalhadores da Justiça Federal.
16) Reajuste nos valores dos auxílios:
a) Auxílio transporte no valor de quatro (4) conduções por dia, tendo por base o valor da tarifa da Capital Paulista;
b) Auxílio Saúde no valor de R$ 400,00 para o titular e 50% para os dependentes;
c) Auxilio creche-escola reajustado pelo INPC anual. Prorrogação do prazo de cobertura até 12 anos de idade.
17) Pagamento imediato do saldo do passivo dos servidores, tais como FAM, férias, etc. Pagamento de direito ou benefício na folha de pagamento seguinte à aquisição/concessão.
18) Incorporação ao salário do auxílio-alimentação, bem como incorporação do auxílio aos aposentados e pensionistas.

SAÚDE E CONDIÇÕES DE TRABALHO

19) Instituição de normas de participação dos trabalhadores nas decisões relacionadas à Saúde e Condições de Trabalho, nos moldes das CIPA’s, com representantes eleitos.
20) Liberação do ponto para atendimento médico no Iamspe.
21) Intervalo de 10 minutos a cada 50 minutos trabalhados em digitação para descanso e prática de ginástica laboral.
22) Criação de ambulatórios médicos, odontológicos e psicossociais nas unidades de trabalho. Instalação de banheiros adequados e água potável.
23) Melhores condições de trabalho. Fornecimento, pelo Tribunal, de instalações, instrumentos, equipamentos, materiais, etc, necessários ao desempenho das funções e ao atendimento das necessidades dos funcionários. Melhorias nas condições de segurança geral dos prédios.
24) Licenças médicas: publicação imediata no DJE das licenças médicas concedidas. Fim imediato da recusa de atestados e laudos médicos por parte dos peritos em todo o estado

QUESTÕES ESPECÍFICAS

25) Criação do cargo de coordenador nas unidades da administração geral das comarcas.
26) Criação de gratificação especial judiciária para equiparação dos salários de agente administrativo judiciário (auxiliar judiciário VI), agente de serviço judiciário (auxiliar judiciário I), agente operacional judiciário (auxiliar judiciário II) e agente administrativo judiciário (auxiliar judiciário III, IV e V) que se encontram ou estiveram em desvio de função.
27) Alteração no Projeto de Lei n. 179/2010, de iniciativa do Tribunal de Justiça, que dispõe sobre a criação de 2.199 cargos de assistentes jurídicos para a primeira instância, determinando o provimento por concurso público.
28) Pagamento de adicional de insalubridade e periculosidade para cargos, funções e atividades que impliquem em risco à saúde.
29) Por dedicação especial do Tribunal na aprovação urgente do PLC 49/2009, que define a criação e nomeação dos cargos de assistentes sociais e psicólogos.
30) Estabelecimento de programas de supervisão e capacitação aos assistentes sociais e psicólogos judiciários.
31) Jornada de 30 horas semanais aos psicólogos, nos moldes da jornada conquistada pelos assistentes sociais.
32) Comissões paritárias, com representantes dos trabalhadores e do Tribunal de Justiça, para solução de problemas relativos aos diversos segmentos existentes no Tribunal, entre outros:
a) Oficiais de Justiça;
b) Agentes de Segurança;
c) Estagiários
33) Fim da livre nomeação para os cargos de chefia, criação de concurso interno com critérios objetivos.
34) Fim do “cartorião”. Fim da criação de novas varas sem que haja funcionários suficientes para o seu funcionamento, designados e lotados exclusivamente para as novas varas.

* Discussão remetida para o Encontro de Santos, com a indicação de maior debate sobre o ponto entre os trabalhadores na base.

12) 2 propostas alternativas: Regulamentação, com a participação dos funcionários, dos critérios de utilização de horas credoras; Ou novo item em DIREITOS: Pelo pagamento em pecúnia das horas-extras trabalhadas.

Nenhum comentário: