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quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

150ª REUNIÃO - CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO SPPREV

 


_*150ª REUNIÃO ORDINÁRIA - CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO*_

06.01.21

Ata da 149ª reunião aprovada.

Balancete  de outubro de 2020 aprovado.

Comunicações da Presidência:

1.      A dúvida do impedimento de reajustes pela LC 173/2020 e a obrigatoriedade de reajuste aos benefícios recebidos pela média com base na variação do IPC da FIPE, formulada consulta à PGE, concluiu: por se tratar de mera recomposição do poder aquisitivo da moeda, não se trata de reajuste.  *Assim, não há impedimento para que se cumpra a lei estadual.* No  aguardo da divulgação do IPC da FIPE para o ano de 2020 para edição da Portaria estabelecendo a correção, a partir da competência janeiro de 2021 (pagamento em fevereiro).

2. Não havendo prorrogação do estado de calamidade pública, que se encerrou em 31 de dezembro de 2020, voltará a antecipar a metade do 13º salário aos beneficiários no mês de seu aniversário. Os nascidos em janeiro e fevereiro receberão na folha de janeiro (pagamento em Fevereiro), normalizando-se nos meses posteriores.

 

3. No aguardo das informações do IAMSPE para iniciar no mês de janeiro (pagamento em fevereiro) o novo desconto, de acordo com a nova tabela.  *Será retroativo a 16 de outubro de 2020.*

 

4. Conforme orientação da PGE, não haverá mais reversão de cota da pensão em face da sua sistemática, pouco importando quando se deu o falecimento (mesmo antes da reforma previdenciária), desde que o motivo que geraria a reversão (morte de beneficiário, casamento, atingimento de idade etc) tenha ocorrido após a reforma da  previdência.

 

5. Em cumprimento à lei de ajuste fiscal do Estado de São Paulo, os valores existentes em fundos e os superavits de secretarias e órgãos do Executivo estão sendo repassados à SPPREV como antecipação de insuficiência financeira para o Executivo.  Assim, estes valores aparecerão no balancete de dezembro, já estando na casa de 2,5 bilhões de reais.



6. O número de aposentadorias vem caindo, pois diminuiu o número de pedidos, tendo em vista o aumento da contribuição previdenciária e, portanto, aumento do abono de permanência, para aqueles que ainda tem este benefício; esgotamento daqueles que tinham o benefício com direito adquirido às regras anteriores; diminuição das atividades, em face da pandemia, nos diversos RHS das Secretarias e órgãos.  Em  2019 foram concedidas 19.000 e em 2020 pouco mais de 15.000 aposentadorias.

 

*PRÓXIMA REUNIÃO: 03 DE FEVEREIRO DE 2021, ÀS 10H00*

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