Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de maio de 2013

Estudo revela condições precárias de trabalho e alta taxa de pobreza no Paraguai

paraguai 



















Paraguai - TeleSUR - [Tradução Diário Liberdade

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento divulgou um estudo que revela que os trabalhadores paraguaios estão trabalhando em condições precárias. 

O relatório também revelou a pobreza que assola o povo Guarani.




Um relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) mostrou que no Paraguai as condições de trabalho são péssimas e parte do povo está excluído de direitos básicos, como a Seguridade Social.

O informe divulgado nesta quinta-feira (2) coloca que mesmo na população economicamente ativa do país registra-se uma grande taxa de pobreza. O índice chega a 26,4% nesta categoria.

O relatório também detalhou a informalidade existente como responsabilidade dos patrões e destaca que esta situação aumenta a vulnerabilidade da população trabalhadora, já que apenas 37,7% contribuem com a Previdência.

Há 49% da população paraguaia no nível da pobreza, 29% na extrema pobreza e 25% das crianças com desnutrição grave, destaca o relatório.

A informalidade é um dos principais problemas que persistem no país, fazendo com que há uma falta de proteção e segurança no trabalho, significando exclusão de direitos trabalhistas para o trabalhador paraguaio.

Boa parte da população empregada, devido a uma característica comum dos patrões não tem reconhecimento ou proteção das normas vigentes, fazendo com que perca direitos estabelecidos, como o direito a aposentadoria.

Quanto à promoção para uma maior participação na força de trabalho das mulheres e alcançar uma maior igualdade em relação aos homens, o relatório sugere que o Estado deve investir em políticas públicas no sentido de empregá-las, sendo que ao mesmo tempo reduza suas duplas jornadas de trabalho.

De acordo com dados da Direção Geral de Estatísticas, Pesquisas e Censos (DGEEC), o desemprego entre as mulheres na região central de Assunção, no 4º trimestre de 2012, atingiu 10,7%, enquanto que entre os homens o índice ficou em 5,7%.

As pequenas empresas desempenham um papel importante no mercado de trabalho. De acordo com o Censo Econômico, 53% do mercado de trabalho correspondem a este segmento, onde o PNUD recomenda incentivar o crescimento dessas empresas para permitir um aumento das oportunidades de emprego.

Nenhum comentário: