Em silêncio, proprietários da plataforma reduzem drasticamente difusão não-paga de conteúdos, instituindo discriminação financeira e afetando movimentos e jornalismo independente
Por Renan Dissenha Fagundes, no YouPix
Dezembro de 2013 será lembrado no futuro como o Começo do Fim do
Almoço Grátis no Facebook. Foi no último mês do ano passado que a rede
social fez a atualização mais recente no algoritmo que decide o que você
vê no newsfeed. Pouco antes, em outubro e novembro, era tudo bonança.
De lá pra cá, o alcance orgânico de páginas está despencando, muito. E,
se não está indo para zero, caminha para algo bem próximo.
Uma fonte disse ao site ValleyWag nesta
quarta-feira (19) que o Facebook está em processo de cortar o alcance
orgânico — o que uma página atinge sem pagar — para algo em torno de 1%
ou 2% (!!!). O que quer dizer: alguém que tem 100 mil likes, vai se
comunicar ~organicamente~ apenas com algo em torno de mil e 2 mil fãs. O
número aumenta, claro, quanto maior o engajamento, mas isso também já
não é na mesma proporção de antes.
Por enquanto quem tem mais sentido a mudanças são os publicitários. No começo do mês, a Social@Ogilvy publicou um estudo feito
com 100 páginas de marcas mostrando a devastação dos alcances — a média
está em 6%, mas quem tem mais de 500 mil likes já está na casa dos 2%,
como talvez seja previsto para todos pela rede social. Segundo o mesmo
post, “fontes do Facebook estão aconselhando não-oficialmente gerentes
de comunidades a esperarem que [o alcance orgânico] chegue perto de
zero”.
O que preocupa é como as mudanças vão afetar outros tipos de páginas —
sejam pequenos negócios, blogs, associações de moradores, ou veículos
jornalísticos. Porque a solução para isso tudo, claro, é pagar. E marcas
podem até ter dinheiro para isso [grandes empresas de mídia também] mas
a maior parte das pessoas, não. A situação é notoriamente preocupante
na mídia porque a audiência de muitos sites hoje depende da rede
social.Em breve, você pode nem estar lendo este post simplesmente porque
ele não apareceu no seu feed de notícias — por uma decisão arbitrária e
talvez até aleatória do Facebook, mesmo que você tenha curtido a página
do youPIX e o tema te interesse. A rede social vem dizendo que vai dar
mais validade para conteúdo de relevância, mas não é claro como vai
decidir isso e escolher parceiros [o Buzzfeed americano é um há tempos
já].
Simplesmente não é saudável para a internet todo mundo ser tão
dependente assim de um único site que, no fim, é também um negócio e
precisa dar um jeito de ganhar dinheiro.
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