No último dia 12/05, estivemos presentes na 5ª Audiência Pública da LDO 2015 (debate para o orçamento de 2015), realizada na Câmara Municipal de Santos.
O Sintrajus esteve representado por Gisele Alonso, Rosângela (pela CCM-Baixada Santista, também representante da Assojubs) e pelo Alexandre (pela Assojubs).
A mesa foi composta pelos deputados Davi Zaia e Telma de Souza e pelo vereador Roberto Oliveira.
Alexandre foi o primeiro a falar e iniciou a audiência enfatizando a precarização da rede credenciada do IAMSPE na região, afirmando ser a Baixada Santista “a pior região em atendimento no Estado”, assunto que também foi pautado e bem reforçado por representantes do professorado estadual, como Apampesp (d. Neide Silva) e Capesp (prof. Guilherme Nascimento), sempre presentes nas audiências regulares mensais da CCM.
D. Neide falou pelos professores aposentados, apontando os pequenos reajustes ofertados aos aposentados; pediu a correção das distorções do plano de carreira; citou as dificuldades dos aposentados, que estão morrendo sem receber seus direitos (precatórios).
Rosângela iniciou sua fala sendo taxativa ao se referir à atual situação do atendimento via IAMSPE na Baixada. Ela citou o descredenciamento da clínica Creform, que era uma importante conquista dos servidores estaduais na região e que vem gerando dificuldades no atendimento da demanda. Também falou sobre os 2% que são descontados dos salários dos servidores sem a contrapartida do governo, discorreu sobre as precárias condições do prédio do CEAMA-Santos e sua total falta de acessibilidade aos portadores de necessidades especiais e finalizou que a Baixada Santista necessita de uma maior atenção do Estado através de uma distribuição de verbas mais eqüitativa.
O prof. Guilherme, em sua fala, enumerou diversos problemas na categoria do professorado paulista, dentre eles o abandono deliberado do funcionalismo pelo Estado, a indiferença do governo no setor de atendimento médico ao funcionalismo, o uso político do IAMSPE, o projeto do novo IAMSPE, que somente iria adiante com a contrapartida do governo, o cumprimento da data-base daquela categoria e o pagamento imediato dos precatórios.
Alguns vereadores da Baixada Santista apontaram especial atenção em alguns assuntos, como Guarujá (construção do Túnel submerso), São Vicente (moradias) e Santos (proteção animal) e também falaram sobre as demandas de cada cidade.
Ao final, a deputada Telma de Souza enumerou vários de seus projetos em diversas áreas e prometeu atenção especial às solicitações relativas ao IAMSPE.
Informes por Gisele Alonso - SINTRAJUS
Nenhum comentário:
Postar um comentário