Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

TODO APOIO A CAUSA INDÍGENA!!!!

                                                         Foto:Ailton Martins
Na sexta-feira, 22 de janeiro, aniversário de 484 anos de São Vicente, SINTRAJUS/ASSOJUBS juntamente com o SINTRAJUD prestaram apoio ao protesto dos índios guaranis da aldeia Paranapuã, localizada no Parque Estadual Xixová-Japuí em São Vicente, contra uma ação de reintegração movida pelo Governo do Estado, que detém a posse da área, acatada no final de dezembro pela Justiça Federal.A manifestação promovida pela comunidade indígena teve início às 15 horas na Ponte Pênsil. Munidos de faixas, cartazes e carro de som, os índios caminharam até a Biquinha, onde fizeram uma pausa para expor à população suas dificuldades e apresentaram danças típicas.
O ato contou com apoio dos caciques e membros de várias aldeias.
A decisão da juíza Anita Villan, da 1ª Vara da Justiça Federal de São Vicente, determina que a Funai (Fundação Nacional do índio) tem até 90 dias para transferir a comunidade de Paranapuã para reservas localizadas na região - o prazo é válido após esgotada todas as chances de recurso. Na sentença, a afirmação é de que a área ocupada não se trata de terra indígena.

O processo ainda está em 1ª instância e cabe recurso da decisão, que será apreciado pelo Tribunal Regional Federa (TRF).

Nenhum comentário: