Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de julho de 2014

REUNIÃO COM O PRESIDENTE DO TJ-SP

             
       
                                                                Foto:Camila Marques/Assojubs
          O SINTRAJUS, representado  pelos diretores Michel Iorio, Gisele Alonso e Rita de Cássia estiveram reunidos para uma reunião prévia do conjunto de entidades representativas da categoria na Capital, que definiram estratégias e uma assembléia geral para o próximo 05 de setembro, na Praça João Mendes.
                Na parte da tarde, estiveram no Palácio da Justiça para reunião com o Presidente do TJ-SP, José Renato Nallini, que fez um balanço geral de sua gestão. Justificando o déficit orçamentário para o não cumprimento dos itens da pauta de reivindicações não atendida até o momento.
                Nallini ressaltou o cumprimento da data base e a extensão da GDAC a todos os agentes administrativos. Quanto aos projetos que tramitam na ALESP, disse ele ser favorável a todos: PLC(s) 06-13 (criação de cargos de assistentes sociais e psicólogos) , 42-13 (ausência e licença médica sem prejuízo para progressão/promoção), 12-14(transformação dos agentes em escreventes), 56-13 (nível superior para os oficiais de justiça). A respeito dos oficiais de justiça, Nallini disse ainda que apoia a majoração do valor das diligência e que já entrou em contato com o Corregedor sobre o assunto.
                Falou também da recém criada comissão de insalubridade e que as denúncias de assédio moral ficarão sob a responsabilidade do Desembargador Antonio Carlos Malheiros.  Implantação da Escolar dos Servidores.  Estuda a possibilidade de implantação de um plano de saúde para a categoria, nos moldes do Ministério Público, segundo orientação do Conselho Nacional de Justiça.
                De concreto mesmo, o Presidente autorizou o pagamento dos valores referentes à progressão/promoção 2013/2014, GDAC aos agentes administrativos  e majoração do auxílio saúde no valor de R$ 200,00 para agosto. Estenderá para um maior número de funcionários  o pagamento mensal das indenizações referente a férias e licença prêmio. Mas importante frisar a quantia mensal continua a mesma, ou seja, 07 dias para férias e 09 dias para licença prêmio.
                O Presidente respondeu a diversos questionamentos dos representantes das entidades:
- sobre a extensão da GDAC aos auxiliares de gabinetes, disse ele que tal gratificação foi instituída para corrigir o desvio de função e da impossibilidade de duas gratificações conjuntas a serem pagas. Quanto aos agentes de fiscalização foi solicitado reunião específica para tratar do assunto.;
- Comarca de Atibaia, disse que as responsabilidades estão sendo apuradas e se referiu "como uma bomba que caiu no colo do TJ";
- sobre o adicional de qualificação (AQ), afirmou que há problemas  a serem regularizados como diplomas sem registro, instituições de ensino que não mais existem e a falta de funcionários do RH para dar tramitação aos mais de 22 mil servidores já cadastrados. Alertou que a Procuradoria Geral do Estado poderá questionar sobre a incidência do valor ao total dos vencimentos, por entender que deve incidir apenas sobre o salário base.
- sobre o pagamento imediato de 2,5%, referente a primeira parcela do PLC 30-13, disse ele ser proibido a antecipação de verba, ainda não aprovadas. Correndo risco de improbidade administrativa.
- Reuniu-se com o Governador recentemente e pleiteou o limite de 6% do orçamento conforme a Lei de Responsabilidade fiscal, pois hoje é usado apenas 3,42% . Deputados fizeram emendas na LDO, mas vetado pela Comissão de Finanças da ALESP.
- Foi protocolado expediente sobre a questão da contagem de tempo para quem estiver afastado por licença médica, tal questão está sob avaliação da comissão salarial.
- Foi exigido a compensação das horas, em virtude da greve dos metroviários na Capital.
                Por fim, o SINTRAJUS  fez uso da palavra e informou que vem fazendo visitas às Comarcas da região e constatou a insatisfação dos servidores com a administração atual, elencou principais pontos da pauta de reivindicação como a defasagem salarial estimado em 9,42% (base INPC), período março/2002 a fevereiro de 2014; o pagamento dos 4,77% (março a novembro de 2010) - mencionou que os servidores que estiveram na greve de 2010 cumpriram sua parte no acordo trabalhando sábados, domingos e feriados e o TJ NÃO CUMPRIU SUA PARTE DO ACORDO; cobrou também o 1,5% (março a agosto de 2011). A diminuição nos valores da indenizações de 14 dias (licença prêmio)  e 11 dias (férias) para 09 dias e 07 dias respectivamente, MAS O FUNDO ESPECIAL  dO TJ QUE SERVE PARA TAIS PAGAMENTOS NÃO TEVE DIMINUIÇÃO NOS VALORES. O cumprimento da lei 1217-13, especialmente o pagamento do Adicional de Qualificação. Aprovação dos projetos de lei de interesse da categoria parados na ALESP. Ressaltou a necessidade da valorização dos agentes fiscalização, pois os mesmos ficaram de fora da lei 1217-13. Mencionou o desvio de função dos servidores que atuam como contador nas comarcas de não recebem por isso.  Quanto ao PLC 1005-13, que trata da remuneração de mediadores e conciliadores, frisou a necessidade da modificação de tal projeto para incluir os funcionários do TJ, pois o pagamento será para ADVOGADOS E BACHARÉIS EM DIREITO SEM CONCURSO PÚBLICO NO VALOR DE 02 UFESPS POR HORA.
                Fez uma crítica, por último, à recente decisão do TJ-SP que indeferiu a eleição da companheira Silvana Medalha, em virtude de propaganda irregular e por conseguinte a remessa de expediente para a Corregedoria para apuração de eventual falta funcional de funcionários.   Em complemento à fala, as companheiras Elisabete Borgianni (AASPTJ-SP) e a própria Silvana Medalha enfatizaram a falta de regulamentação e publicidade das regras do processo eleitoral aos envolvidos. O Desembargador Malheiros se comprometeu a falar com o Corregedor e frisou a desnecessidade de qualquer abertura de processo administrativo para o fato em questão.

                 Participaram as entidades Afima, Assojubs, Sintrajus, Aasptj-sp, Assojuris, Apatej, Ajusp, Sinjuris, Sindjesp ABCDMRR, ASJCOESP, AASPTJSP, Fespesp, Fenasj, ANSJ, Affi, Sindjesp Caieiras, Aojesp, Affocos, Assojasp, Assejus, Aecoesp, Sojesp e Sindjesp Região Metropolitana SP.

2 comentários:

Unknown disse...

Boa tarde! Não vi a participação da AASPTJ na relação das entidades no fim do artigo. Faço parte de um fórum de aprovados (dentro das vagas) no face. Os senhores poderiam informar se houve algum questionamento quanto a nomeação dos candidatos (assistentes sociais e psicólogos) aprovados dentro das vagas? O concurso, se não prorrogado, começa e vencer mês que vem e estamos completamente sem notícias. Muito grata!

Unknown disse...

Em tempo, vi que a Dra. Elisabete Borgiani participou da reunião!